terça-feira, 8 de julho de 2014

As aranhas mais venenosas do mundo

   Existem no mundo perto de 40 mil espécies de aranhas catalogadas,espalhadas praticamente em todos os ambientes terrestres, exeto a Antártida. A grande maioria é  venenosa, apenas 245 tem glândulas para produção de veneno.
   O veneno desse animal pode ser de três tipos: Neurotóxico, proteolítico e hemolítico. Neurotóxico: Atinge o sistema nervoso e causa muita dor,proteolítico: Age sobre os tecidos da pele e dos muscúlos, hemolítico: destrói os glóbulos
vermelhos do sangue. Você vai conhecer agora algumas das espécies mais venenosas que existem, começando pela.

                    Viúva Negra


    Gênero: Latrodectus,tamanho:3cm (Fêmeas), seu veneno é neurotóxico.
Ela é encontrada no Brasil, restante da América do Sul, América do Norte, Asía,África, Europa e Oceania.Não da para afirmar que o seu veneno é o mais potente mais uma coisa é certa: É a aranha mais temida. Em primeiro lugar, por ser encontrada quase no mundo todo.As viúvas-negras do Brasil são mansas e não matam. Já as espécies da costa do mar mediterrâneo, na Europa, podem dar picadas fatais. 
   

           Alto poder de ataque é com a...

                                       
  Teia-de-Funil, gênero: Atrax e Hadronyche, tamanho: De 1 a 4,5cm, seu veneno é neurotóxico.Encontrada na Oceania, os dois gêneros são conhecidos pela ferocidade e pelo alto poder de ataque. Em ambos os casos são os machos que causam os acidentes mais graves, a mais perigosa de todas é a Atrax Robustus, também conhecida como Teia-de-Funil de Sydney. Suas vitimas podem sofrer problemas respiratórios e até entrar em estado de coma.

                A mais agressiva é a...

  Gênero:Phoneutria. Tamanho:15cm, seu veneno é Neurotóxico, é encontrada no Brasil, no restante da América do Sul na América central, é a mais agrssiva de todas e responsável por metade dos acidentes com aranhas no Brasil.Sua picada dói muito mais não costuma trazer consequências mais graves para os adultos, em crianças a dor intensa pode causar arritmia cardíaca, infiltração de água nos pulmões e queda na pressão


         A picada mais necrosante é da...

  Gênero: Loxosceles, tamanho:3Cm, seu veneno é proteolítico e hemolítico. É encontrada no Brasil, restantes das Américas, África, Sul da Europa e China.Ela é tão timida e pequena que nem parece possuir veneno. mas tem, e ele é muito forte. De inicio sua picada não dói, mais depois de algumas hora começa um ardor no local, seguido de inchaço e vermelhidão. Se não houver tratamento, pode surgir uma úlcera (um buraco) no lugar da picada e que leva muito tempo para cicatrizar, exigindo, ás vezes até um enxerto de pele. 

  Conclui-se que as aranhas são criaturas extremamente fabulosas, porém perigosas, caso sintam-se ameaçadas,se forem tomados os cuidados, a chance de uma picada acontecer será bem pequena.

Publicado por Erismar Pereira Feitoza. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário