sexta-feira, 25 de julho de 2014

O louva-a-Deus

   O Louva-a-Deus, também chamado: PÕE-MESA, PONHAMESA, ESPERANÇA e BENDITO, dentre inúmeros nomes populares, seu nome popular é devido ao fato de que quando pousado, o louva-a-deus adota uma posição com as patas dianteiras postas, os joelhos dobrados e os olhos voltados para o céu, como em oração. É um inseto mantóide, pertencente à família Mantidae, Não possui veneno. É um predador voraz que se alimentam caçando moscas e pulgões, mais uma grande evolução aconteceu e por incrível que pareça ele consegui devorar uma BEIJA-FLOR por inteiro.

   Acasalamento:
    Durante o ritual de acasalamento o macho é guiado pelo odor liberado pela fêmea, e o macho pousa a mais ou menos uma distância de 1m da fêmea(que é maior que ele) com toda cautela, para não ser tomado como inimigo.


    Assim que ele transfere seu esperma, afasta-se da fêmea antes que ela o devore, mais nem sempre ele consegui escapar, e a fêmea alimente-se do macho durante ou no final do ato, Certamente para impedir que o macho acasale com os seus filhos no futuro e, para obter os nutrientes necessários para à fabricação dos ovos, assim ela pode produzir uma quantidade muito maior de ovos. Existem cerca de 2.000 espécies diferentes, divididas em aproximadamente oito famílias.
    No Brasil, as mais comuns são a Stagmatoptera precária (verde),

e a Acanthrops falcataria (cor de folha seca). Que mede entre 5 e 10 centímetros de comprimento.

                                          

                                                                          Ninfas

      Quando as ninfas nascem da ooteca (“cópula”) , já saem correndo. Os bichinhos procuram fugir logo do ataque de predadores como por exemplo: Formigas. E até mesmo dos irmãos, porque o louva-a-deus já nasce faminto e com os mesmos impulsos canibais dos adultos. 

     No imaginário popular brasileiro, é cercado de crenças e superstições. Sua presença é indício de boa sorte, sendo considerado o mensageiro de boas notícias como por exemplo:  A chegada de uma visita inesperada, é anunciada por ele. Também possui o poder de adivinhar o sexo do bebê. Para isso, é utilizado o seguinte método: segura-se o inseto entre os dedos e sopra-lhe a face. Se ele somente mover as pernas dianteiras, é mulher. Ao contrário, se tentar fugir e saltar sobre a pessoa, é homem.
Alguns se parecem com plantas, galhos, ramos, flores... Outros se parecem com insetos inofensivos, como borboletas.
Todos estes “Disfarces” é por dois motivos: 

*Enganar as suas presas, que não se aproximariam se vissem o perigo que as esperam.
*Esconder-se dos seus predadores.
OBS: Não olhem para as minhas unhas.
Publicado por: Bianca Carvalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário