terça-feira, 15 de julho de 2014

Savannah

Savannah é uma raça relativamente nova e um sucesso no mundo todo. São gatos exóticos e de aspecto selvagem, bastante elegante. A raça Savannah teve sua origem em 1986, nos Estados Unidos, no cruzamento do serval africano com uma gata doméstica. Este cruzamento originou uma gata híbrida F1, cujo nome era "Savannah" e também é o nome das planícies da África, onde vive o Serval, que se transformou num pet muito interessante, pois agregava o visual selvagem ao temperamento doméstico. Apesar de não ter sido utilizada na reprodução, este pet foi a inspiração para que muitos criadores da época concentrassem seus esforços na criação desta nova raça, que levou seu nome.

A criadora Joyce Sroufe, do gatil A1 Savannahs, foi a primeira pessoa a obter machos férteis após a quinta geração, portanto, lhe foi atribuído o crédito da fundação da raça Savannah. Joyce Sroufe também apresentou a raça pela primeira vez ao público através de uma exposição em Westchester, Nova York em 1997 e foi mentora de vários criadores lhes fornecendo padreadores férteis.

O Savannah F1 origina-se do cruzamento de duas espécies de felinos: o Serval Africano (Leptailurus serval) e o gato doméstico (Felis catus). O Serval Africano é um felino de porte médio que tem entre 50 e 60 cm da altura na cernelha, cujo habitat são as planícies africanas (Savanas).

Como se trata de um animal híbrido, cada geração de Savannah é denominada pela letra F seguida de um número, que identifica a geração de distância do selvagem a qual o animal pertence. Animais resultantes diretamente do cruzamento do Serval Africano com o Gato Doméstico são denominados F1. Quando um F1 é cruzado novamente com um Savannah, resulta na geração F2. E assim por diante. Devido serem animais híbridos de duas espécies diferentes, os machos são geralmente estéreis até a quarta geração de distância do selvagem.

O tamanho e o peso médio da raça dependem da geração de distância do selvagem. A Savannah F1 "Scarlett's Magic" criada pelo gatil A1 Savannahs é considerada pelo livro Guinness Book of World Records o mais alto gato pet do mundo. Nas gerações seguintes a altura vai diminuindo até ficar próximo ao gato doméstico nas gerações F4 e F5. O Savannah possui característica única: este gato de tamanho avantajado apresenta uma pelagem exótica e um temperamento dócil, alem de serem facilmente treinados para andar na coleira, fazer agility ou brincar de trazer de volta objetos arremessados. Os Savannahs podem ser comparados aos cães quanto ao companheirismo, costumam seguir os donos pela casa inteira e são muito interativos.

Eles costumam cumprimentar as pessoas esfregando delicadamente a cabeça nelas. São cheios de energia e sempre prontos para brincar, eles são excelentes companheiros para crianças, sendo um excelente pet de estimação e podem viver em apartamento e com outros gatos e outros animais, mas como a raça é mais próxima do selvagem, sugerimos cuidado com relação a aves pequenas.

Outra característica do Savannah é a habilidade para saltar. Eles podem subir facilmente nos lugares mais altos da casa. Eles adoram brincar com água, frequentemente colocam suas patas ou mergulham seus brinquedos na vasilha de água. Eles são muito inteligentes, o que faz de cada dia em sua companhia uma experiência gratificante.


Quanto maior a porcentagem genética com o Serval Africano maior será o aspecto selvagem dos Savannahs, portanto, as gerações F1 e F2 apresentam aspecto maior, com patas alongadas, são altos e elegantes. As orelhas são grandes e arredondadas, possuem uma marca clara atrás da orelha chamada ocelli, a cauda é curta com anéis e ponta preta. Possuem marca de lágrimas: linhas mais escura que parte do canto medial dos olhos em direção ao focinho.
Postado por:Larissa Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário