sexta-feira, 11 de julho de 2014

O que você acha da ideia da carne de jumento ser incluída no nosso cardápio ?



 Promotor quer tirar jumentos da rua e incluir no cardápio de escolas.

 Deputados estão sendo procurados por ambientalistas que querem proteger os animais e por fazendeiros que defendem o consumo.
 Um promotor do Rio Grande do Norte quer acabar com o excesso de jumentos abandonados pelas ruas. Ele quer fazer isso incluindo a carne do animal no cardápio de escolas e de presídios.
O que fazer com tanto jumento? Não carregam mais cargas, foram abandonados e transitam inclusive pelas estradas. O promotor Sérgio Brito quer que sejam abatidos para virar comida para a população
- A pessoa na hora que experimenta a carne, logo vê que a carne é saborosa, que é uma carne palatável, que serve sim para o consumo, afirmou Sérgio Brito, promotor de Justiça/RN.
Ele serviu a autoridades dois almoços com carne de jumento. Ambientalistas reagiram.
 A ordem dos advogados do Brasil é contra o jumento virar refeição. Alega que é uma afronta a cultura nordestina.
- Somos um povo criado justamente ao lado do jumento, ele é um animal doméstico, assim como o gato e o cachorro. Então não e fácil para nós nordestinos hoje saber que na sua panela está sendo cozido um quilo de carne de jumento, destacou Vânia Diógenes, da OAB-RN.
 As polícias rodoviária e estadual tem capturado jumentos nas estradas para evitar acidentes. Uma associação no município de Apodi tem acolhido os animais. Mas está com dificuldade de manter a criação. Adotá-los, ninguém quer.
 Hoje, o abate de jumentos não é ilegal, desde que seja feito em frigoríficos que tenha serviço de inspeção federal. Segundo a frente parlamentar em defesa dos animais são apenas três no país, nenhum no Rio Grande do Norte.
 Na câmara está em discussão um projeto que prevê a proibição do abate de cavalos, mulas e jumentos, em qualquer lugar do Brasil.
- A gente tem que criar políticas públicas. O problema de população é um problema no Rio Grande do Norte, então vamos remanejar, vamos fazer a castração e vamos aplicar. E outra coisa: você pode levar a espécie a extinção dessa forma, então você tem que tomar cuidado com essas práticas que estão sendo feitas, ressaltou o deputado do PSD-SP Ricardo Izar, coordenador da frente parlamentar em defesa dos animais.
 Os secretários de agricultura e da saúde do Rio Grande do Norte disseram que são contra a proposta.




  - Nunca deram muito valor ao jumento, o animal mais resistente e trabalhador do Nordeste. Ele vai ter valor agora, quando cair nas mãos dos oportunistas de plantão que sairão em carros-de-boi capturando jumentos por toda região. Depois de terem arrancado toda sua força e suor. 
Chicotearam enquanto  trabalhavam encangalhados em benefício do ser humano e agora querem, também, tirar a sua carne.
Dizem que o jumento é um "animal sagrado". Só se for sagrado pela cangalha e o chicote da ignobilidade humana! 
 Agora vão dar banho nos jumentos e terão ração de primeira para serem valorizados na morte! 

 Postado por: Kamila Pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário