segunda-feira, 21 de julho de 2014

O fungo da Palma

     Opuntia cochenillifera é o nome científico da cactácea forrageira e comestível, de origem mexicana, largamente difundida no Nordeste brasileiro recebendo o nome genérico de Palma, (é ainda conhecida por: Urumbeta, Cacto, Cacto de Cochonilha, palma de engorda, palma miúda, palma forrageira, palma doce, palmatória doce, Nopal , Cardo de Cochonilha e Cacto sem espinhos). Seu uso varia desde a alimentação ao gado e humana, como para a produção de corante natural, extraído de inseto parasita.
   
    A palma ajuda muito o agricultor em tempos de seca, pois sua raiz é bem resistente e não necessita de tanta água quanto as outras plantas, levando mais tempo para que venha secar diante do sol quente e do solo seco e árido.

   Já no ano de 2012 para o ano de 2014 sua fama de cactácea resistente acabou por completo, os agricultores estão desistindo de plantar a Palma. Antes os donos de terras tinham que espalhar veneno em boa parte delas para que as ‘’lagartas’’ não se alimentassem da planta, mas surgiu um devido ‘’fungo’’ que age fatalmente e é totalmente imune ao veneno aplicado para matar as lagartas. A perda da palma acaba sendo um grande prejuízo para os criadores de gados, caprinos e ovinos que terão de gastar mais dinheiro com rações e sacos de milho, que são caros e não são tão eficientes quanto a palma.

    Depois de o fungo penetrar na Palma seu processo é um pouco lento até que venha destruí-la a planta 100% , mais basta apenas uma semana para percebermos que começa aparecer muitas bolhas brancas no exterior da planta. Em questão de 5 a 6 meses o fungo consegue se alastras por 3 hectares de plantação de palma, ou seja, 30.000m2.
    
    No meu ponto de vista, se as associações que defendem os direitos dos agricultores não correram atrás de alguma providencia para ajudar os agricultores na criação do gado, caprino e ovino, muitas terras serão vendidas ou até mesmo desprezadas como é o caso da terra localizada no sitio Tiadózio pertencente a cidade de Santa Filomena.
   Agora observe algumas imagens tiradas no sitio Tabuleiro, sitio também localizado na cidade de Santa Filomena.  


Palma antes da infecção


Depois da infecção




                             




                                   
Publicado por: Joelthon Macedo De Carvalho.









Um comentário: